Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

quinta-feira, 19 de março de 2009

O MUNDO DA TECNOLOGIA


GLOBALIZAÇÃO TECNOLOGICA

O termo globalização muito utilizado na atualidade, significa que tudo que você faz nos EUA na Europa, Japão e agora na china, o mundo inteiro se inteira e corre atrás para comprar e países do 3 mundo se ferram.
Quanto a globalização tecnológica, é exatamente o que indica, tudo que é inventado na Coréia, os países do primeiro mundo respondem de imediato produzindo em seus respectivos países, gerando uma alta competitividade entre eles.
No nosso caso, por exemplo detemos a tecnologia de projeção de petróleo em alto mar, poderia ser interessante para nós se explorado devidamente, trazendo benefícios para o país, o que fazemos, possivelmente é doar para países ricos.
Quase sinônimos, tecnologia e globalização marcam os destinos da economia contemporânea. O curioso, entretanto, é que a guerra de padrões tecnológicos ainda está acontecendo. Se o horizonte da globalização é a sociedade de massas, a massificação de algumas das mais importantes tecnologias ainda é uma miragem.

Quanto mais se desenvolverem os processos de inteligência coletiva — o que evidentemente pressupõe um novo questionamento de numerosos poderes —, tão mais amplamente as mudanças técnicas serão absorvidas pelos indivíduos e pelos grupos e tão menores serão os efeitos segregadores ou destrutivos do movimento tecno-social. Ora, o espaço cibernético, dispositivo de comunicação interativo e comunitário, apresenta-se justamente como um dos instrumentos privilegiados da inteligência coletiva.

É por seu intermédio que, por exemplo, os organismos de formação profissional ou de ensino à distância desenvolvem sistemas de aprendizagem cooperativa em rede. Grandes empresas adotam dispositivos informatizados de apoio à colaboração e à coordenação descentralizadas (os "groupwares"). Pesquisadores e estudantes do mundo inteiro trocam idéias, artigos e imagens em conferências eletrônicas organizadas em torno a núcleos de interesse comum.

Profissionais de informática de todo o mundo ajudam-se mutuamente na solução de problemas de programação. O especialista em certo ramo tecnológico ajuda um noviço, ao mesmo tempo em que outro especialista o inicia em um outro ramo.
O mundo começou a ficar globalizado no início dos anos 80, quando a tecnologia de informática se associava a tecnologia de telecomunicações e com a queda das barreiras comerciais. O mercado financeiro é uma massa mundial dentro da qual se aposta em tendências conflitantes, modelos de empresas, abertura de comércios, a globalização das marcas de produtos, mais ágil, viabiliza o fechamento de negócios em segundos. O mercado financeiro saiu da mão dos bancos.
O fenômeno da globalização resulta da conjunção de três forças poderosas: 1) a terceira revolução tecnológica (tecnologia ligada à busca, processamento, difusão e transmissão de informações; inteligência artificial; engenharia genética); 2) a formação de áreas de livre comércio e blocos econômicos integrados (como o MERCOSUL, a União Européia e o Nafta); 3) a crescente interligação e interdependência dos mercados físicos e financeiros, em escala planetária”.

Um comentário:

  1. TECNOLOGIA É IMPORTANTE NÓS PRECISAMOS, MAS POR UM LADO HOJE EM DIA AS PESSOAS ESTÃO MAIS APEGADA AS COISAS MATERIAS E OS DOS PRINCIPAIS FATORES É A TECNOLOGIA. É UMA VERDADEIRA COMPETIÇÃO NA VIDA ENTRE OS DER HUMANO E AS MÁQUINAS NA QUESTÃO DE EMPREGO.

    ResponderExcluir