Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

segunda-feira, 27 de julho de 2009

A importância da Psicologia na sociedade


No dia 27 comemoramos o dia do Psicólogo. Mais uma vez venho externar a necessidade da Psicologia na sociedade. É de grande importância que, nós estudantes tenhamos clareza da seriedade da nossa profissão para a sociedade.

Nesse sentido, pensar a Psicologia é coloca-la em constante confronto com os aspectos sociais vigentes. Numa sociedade excludente, de uma cultura em grande parte das vezes irracional, espetacular - vale a pena questionar psicologicamente o que está acontecendo.

A resposta nem sempre pode ser dada somente pela Psicologia, mas, por vezes a contribuição da Psicologia (em sua dimensão geral, sem levar em conta aqui suas divergências teóricas) pode ser fundamental. E eis as possíveis respostas ou alguns mapeamentos da sociedade atual:

Vivemos num mundo em que cada vez mais o sujeito, as pessoas, vêm perdendo seu contato com o outro. A relação entre as pessoas seja relação amorosa, sexual, religiosa vem sendo suprimida em prol de uma constante relação narcísica. O mundo do narcisismo, a cultura do narcisismo é uma fotografia do que temos nos dias de hoje. Uma sociedade extremamente individualista, onde "é cada um por si, e Deus também por mim". Temos visto uma exacerbação de relações cada vez mais pobres do ponto de vista existencial. Refletir sobre essa configuração social é ter a possibilidade de questioná-la, mudá-la.

Na sociedade que está em voga é muito comum um desprezo excessivo pelos estudos psicológicos. Cada vez mais a religião, a fé, as profecias tomam conta da "mente" humana. É cada vez maior o número de profetas psicológicos, de religiões que estabeleçam uma conexão "correta" com o espírito humano, com a vida do indivíduo ao ponto dele esquecer as reflexões pessoais, psicológicas de seus próprios sentimentos diante do mundo. Num mundo como esse, em que a Psicologia precisa concorrer com charlatões, profetas, discípulos, cartomantes, numerólogos o trabalho do Psicólogo fica mais complicado.

Em grande parte das vezes a solicitação do trabalho do Psicólogo é desprezada, mutilada, aniquilada por estar em "constante" tentativa de disputar com esses conhecimentos outrora citados. E aí vai o recado: a Psicologia não precisa provar seu efeito psicoterapêutico disputando com o senso comum. O estatuto científico da Psicologia deve ser provado em um estudo sistemático de conhecimentos que, vez ou outra, deve mostrar formas alternativas de mudança social tendo como base sempre uma auspiciosa necessidade de transformação embasada em um criterioso estudo científico e coerentemente sustentável.

Essa Psicologia de "botequim" deve ser desmerecida pelo simples fato de não ser Psicologia. Não se pode aceitar uma Psicologia dessa solicitude (esta de auto-ajuda, do cotidiano leigo). Por isso, o recado é simples e direto: uma Psicologia que estuda o indivíduo precisa compreende-lo, analisa-lo, interpreta-lo de acordo com seus procedimentos epistemológicos coerentes e, certamente, ao final dessa corrida o ganho intelectual é mais proveitoso e para a sociedade é mais eficaz.

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu texto. É importante que a sociedade compreenda o papel do psicólogo, por isso precisamos divulgar, por meio de linguagem simples, em nossos blogs e sites.
    Visite meu site (www.iapse.com.br) e faça seu cadastro. Ainda está sendo reformulado, por isso ainda não está com todo conteúdo, mas logo estará. Assim poderemos trocar informações e contribuir para o crescimetno da psicologia no Brasil.
    Glacy Calassa

    ResponderExcluir