Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

sábado, 4 de abril de 2009

Kurt Cobain



15 anos sem o Nirvana

Kurt Donald Cobain nasceu em Aberdeen(Seattle) no dia 20 de Fevereiro de 1967 foi o líder e vocalista da banda Nirvana

Os pais de Kurt, Donald, mecânico e Wendy, garçonete, eram um casal problemático e, após sua separação definitiva, Kurt Cobain, então com 7 anos, foi obrigado a morar com vários parentes em diferentes lugares diferentes.
Kurt Cobain foi uma criança super protegida. Tímido, ele tinha bronquite e costumava passar o dia todo desenhando sozinho.
Ou quase: ao seu lado, o tempo inteiro, estava Boddah, um companheiro invisível que ele havia inventado (e a quem, muito tempo depois, Kurt Cobain endereçaria seu bilhete de despedida - a carta de suicídio), como aquele tigrinho amigo do Calvin. kurt cobain nirvana fotos biografia
Hiperativo e com alguns problemas físicos decorrentes de uma bronquite crônica e de úlceras no estômago, era medicado com sedativos e outros remédios de tarja preta. Ainda assim, tinha problemas de concentração na escola e em casa. Continuava a viver de favor com alguns parentes e passava grande parte de seu tempo sozinho, ouvindo música, principalmente rock, desenhando e pintando.
Kurt Cobain cresceu se sentindo mais inteligente que os outros, mas cheio de inseguranças. Aos sete anos, começou a tomar, por prescrição médica, anfetaminas. Depois para contrabalancear sua hiperatividade, foram receitados ao garoto sedativos.
O metabolismo de Kurt Cobain dava início então a uma longa história de João Bobo devido as substâncias químicas. Kimberly, a irmãzinha, dava menos trabalho, mas a mãe, Wendy acalmava o Kurt Cobain que corria pela casa batendo tambor com sedativos que o faziam dormir como um anjinho. Ela encorajava os dotes artísticos do filho e protegia-o das das atividades físicas.
Em 1976, porém, depois que resolveu se separar, Wendy só aguentou ficar com 3 meses com Kurt Cobain. Revoltado com a separação dos pais, o garoto tinha passado o verão inteiro batucando seu tambor desesperadamente - e, imperdoável, não aceitara de maneira nenhuma o novo namorado da mãe. Passado adiante para o pai Donald, empregado de uma serraria, Kurt Cobain jamais se recuperou do baque. Sua vida só voltou a ter sentido aos 14 anos quando ganhou uma guitarra de presente e já na adolescência começou a freqüentar o mundo musical underground da região de Seattle.
Intratável na casa do pai e na da mãe, logo Kurt estaria se misturando com o pessoal do Melvins, uma espécie de precursora das bandas grunge, um som entre o punk e o heavy metal, que surgiriam depois, como o próprio Nirvana. Um tempo mais tarde gravou sua primeira fita demo, a Fecal Matter.

A mudança

Admitido no clube dos doidões da cidade, ele em 1985, conheceu Krist Novoselic- "Que tal um fumo?", perguntou o grandalhão, iniciando a amizade que mudou o rock. Aos 18 anos, Kurt largou a escola sem completar segundo grau e tomou heroína pela primeira vez. Com os amigos, pichou "Deus é Gay" numa igreja em Aberdeen, tornando-se pessoa "non grata" na área. Hora de mudar para a vizinha Olympia conhecida por seu ambiente de shows e bares de rock underground.
Instalado no apartamento da namorada Tracy Marander, Kurt ficava 8 horas por dia com a guitarra compondo, anfetaminadíssimo. A gastrite que o atormentou até o fim dos dias e que ele usou como desculpa para tomar heroína começou nessa época. Graças a um empréstimo de Tracy, o Nirvana gravou uma demo com Jack Endino.
O produtor indicou o grupo para o selo Sub Pop e, no primeiro encontro com a gravadora, um sóbrio Kurt Cobain disse que o trio era a melhor coisa surgida desde os Beatles. Impressionou.
Formam sua primeira banda em 1986, com o nome de Stiff Woodies, com Kurt Cobain na bateria e Krist Novoselic no baixo.
Esta banda teve várias formações e mudou de nome várias vezes, antes de assumir definitivamente no nome de Nirvana, título tirado de um dos conceitos básicos da religião budista. Era o final de 1986 e a banda tinha Kurt na guitarra e voz, Krist Novoselic ainda no baixo e Chad Channing na bateria.
Apesar de ter gravado alguns discos e ser razoavelmente conhecida no meio grunge, o começo da banda foi difícil.
Kurt chegou a trabalhar como faxineiro para pagar a fabricação de mil cópias do primeiro disco do Nirvana

Sucesso
A banda que revolucionou os anos 90, sua discografia


O primeiro single, "Love Buzz" e o álbum BLEACH, cujos vocais foram gravados entre vidros e mais vidros de xarope com Dramamine. Em 90, chegou à cocaína, droga que faltava em sua vida. No ano seguinte nascia uma estrela. Kurt Cobain passou a querer tratamento especial nas viagens. Reclamava se o uísque não era Glenfiddich, mas continuou absolutamente genial e ácido em tudo que expressava. Depois do contrato milionário com a Geffen, Kurt mergulhou na heroína. Dormia a toda hora em qualquer lugar, até no meio das sessões de foto.
O sucesso mundialnirvana kurt cobain biografia fotos só viria em 1991, quando o Nirvana, já com Dave Grohl na bateria, lançou o álbum Nevermind. A música Smells Like Teen Spirit se tornou uma espécie de hino e Kurt o porta-voz de uma geração. Críticos mais entusiasmados chegaram a afirmar que a banda era "a salvação do rock". Na esteira do sucesso do Nirvana, outras bandas grunge de Seattle, como Pearl Jam, se projetaram.
Mas o sucesso não fez bem ao problemático Kurt, que se mostrava cada vez mais descontente e deprimido com a fama e a idolatria. Nem seu casamento com a cantora Courtney Love e o nascimento de sua filha Frances melhoraram seu estado de espírito. A pretexto de aliviar uma crônica dor de estômago, tornou-se dependente de heroína.

Kurt e Courtney

Em 92, ironia das ironias, o Kurt Cobain que mergulhava nos braços dos fãs, proclamando igualdade entre artista e platéia, exigiu 75% de tudo que o Nirvana ganhava. Mais tarde ainda em 92 na primeira quinzena de Janeiro, Courtney Love descobre que está grávida. No dia 24 de Fevereiro, Kurt e Courtney se casam em Waikiki, no Havaí, em uma cerimónia particular com pouquíssimos convidados. Dave Grohl comparece. Quem não aparece é Novoselic, estremecido com o novo casal por causa de seu exagero no uso de heroína nos meses anteriores.
Cheio de armas e violento contra Courtney Love,courtney kurt cobain fotos seu grande amor, o hiper-sensível Kurt a obrigou a chamar a polícia duas vezes para contê-lo. Ele ainda sofreria duas overdoses em 1993. Segundo o produtor de IN UTERO, Steve Albini, a única coisa que o tirava da apatia era a filha Frances.
Na primeira quinzena de Agosto, Kurt Cobain se interna no hospital Cedars-Sinai de Los Angeles, para tratamento de desintoxicação, numa tentativa de se livrar do vício em heroína. Chega às bancas a revista Vanity Fair com reportagem de capa sobre Courtney Love, de autoria de Lynn Hirschberg. Baseada em fontes cujo anonimato foi preservado, a matéria aponta que Courtney consumiu heroína mesmo já sabendo que estava grávida. Isso acarretaria para o casal Cobain problemas com a Justiça sobre a guarda de seu bebé.
Em 18 de Agosto, nasce Frances Bean Cobain, uma bebe linda e saudável. Love dá à luz no mesmo hospital em que Kurt estava internado desde o começo do mês para se desintoxicar. Kurt tenta acompanhar o parto mas desmaia de fraqueza.
Atordoado, Kurt entra no quarto de Courtney Love com um revólver e sugere suicídio duplo, argumentando que a filha viveria melhor assim. Courtney chega a segurar a arma, mas desiste do pacto e convence Kurt a seguir vivendo. Esse acontecimento foi relatado por Courtney Love em entrevista à revista Rolling Stone, em 1994. No final de Agosto, por determinação da Justiça de Los Angeles, Kurt e Courtney perdem temporariamente a guarda de Frances. O bebé fica sob os cuidados de Jamie, irmã de Courtney. Por um mês, o casal tem permissão para visitar a filha diariamente mas não pode ficar a sós com ela nem levá-la para casa.
Kurt e Courtney são obrigados a fazer testes de urina para detectar eventuais consumos de drogas. Se limpos durante um período, poderiam voltar a ter a guarda da criança.
Mas logo viria a tentativa de suicídio com Rohypnol, em Roma. Kurt não funcionava mais como artista, marido e pai... Numa tática chamada TOUGH LOVE (amor duro), foi posto contra a parede por Courtney e todos que o amavam. Foi para uma clínica em Los Angeles e acabou fugindo.
Patético, teria perguntado a um traficante nos dias próximos do seu suicídio: "Onde estão meus amigos agora?"
Mesmo controlando a carreira com punhos e inteligência de aço, Kurt passou poucos dias de seus últimos seis anos longe da heroína.
Já na primeira turnê européia do Nirvana, Kurt sofreu um colapso em pleno palco de Roma. Surtou, quebrou microfones, ameaçou acabar com o grupo e quase não chegou vivo a Londres, de onde saiu consagrado como sensação UNDERGROUND. Sua saúde psíquica poderia ter lhe custado a vida antes mesmo que viessem as tais "pressões do sucesso" e o conflito entre o idealismo punk e e vida corrompida de milionário do rock.

Fim da vida

Em fevereiro de 1994, o Nirvana inicia uma excursão à Europa, com previsão de percorrer cinco países. Mas depois de uma apresentação em Roma, na Itália, a banda decide interromper a turnê para descansar, uma vez que Kurt Cobain, fragilizado e doente, não estava aguentando a dura rotina de espetáculos.
Juntamente com Courtney, ele decide tirar férias na própria Itália.
Em março de 1994, aos 27 anos, num hotel de Roma, tentou suicídio pela primeira vez, tomando uma overdose de sedativos misturados com champagne. No mesmo mês, de volta à Seattle, é encontrado desacordado em sua mansão, aparentemente em conseqüência de uma overdose de heroína.
Em abril, uma semana depois de deixar um centro de desintoxicação, aproveitou-se da ausência da mulher e deu um tiro contra a própria cabeça. Seu corpo foi encontrado no dia 8 de abril, ao lado de um bilhete de despedida, escrito dia 5, com pedidos de desculpas aos fãs, à mulher, à filha, na época com dois anos, e à mãe. Esse mesmo bilhete parecia ter sido escrito por Kurt, mas a parte de despedida e sua assinatura tinham uma letra diferente da dele.
Kurt Cobain faz parte da galeria dos gênios autodestrutivos do rock — aqueles que se tornaram ídolos de gerações de jovens — ao lado de Jim Morrison, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Syd Vicious. Sua morte foi recebida com grande impacto por seus fãs, tendo em vista que o movimento grunge estava no auge.

Suicídio

O corpo de Kurt Cobain foi encontrado às 8h30 da manhã de Sexta-feira, 8 de abril de 1994, pelo eletricista Gary Smith que foi consertar o sistema de alarme na casa do músico, em Seattle. Inicialmente, ele pensou tratar-se de um "manequim jogado no chão". Cobain estava com o revólver calibre 38 ainda sobre o peito, arma com a qual havia dado um tiro na cabeça. O eletricista também encontrou um bilhete suicidapossivelmente escrito por Kurt sob um vaso derrubado. Conforme os médicos legistas, a morte de Kurt, teria ocorrido de 24 a 48 horas antes da descoberta. Em seu atestado de óbito a data exata do falecimento consta como 5 de abril. Kurt tinha 27 anos e seu corpo fora cremado.
A morte de Cobain foi ainda o primeiro passo para o fim da era grunge. As bandas começaram a desaparecer uma por uma, sendo que o único sobrevivente daquela época que mantém o mesmo sucesso até hoje é o Pearl Jam. Dave Grohl monta uma nova banda em 95, chamada Foo Fighters.
Mesmo com forte influência de seu antigo grupo, o som é muito mais comercial. O cenário do rock mundial volta a apresentar tudo aquilo que havia antes do Nirvana: bandas sem nenhum conteúdo lírico ou até mesmo musical, destinadas a adolescentes que só se importam com aquilo que é a moda no momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário