Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

domingo, 26 de abril de 2009

A gripe suína

EUA atestam 19 casos de gripe suína; suspeitas atingem cinco países

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse neste domingo que exames laboratoriais confirmaram diagnóstico de gripe suína para ao menos oito dos cerca de cem estudantes de uma escola do bairro do Queens que estiveram em Cancún, no México, recentemente. Com isso, chega a 19 o número de casos confirmados naquele país. Foram confirmados também mais sete casos no Estado da Califórnia, dois no Texas e dois no Kansas.


O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, confirma oito casos de gripe suína na cidade
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a gripe suína tem potencial para ser uma pandemia (epidemia de grande alcance geográfico, talvez global). Neste domingo, mais cinco países, além de México e EUA, registraram casos de suspeita da doença. No Brasil, não há suspeita de circulação do vírus.
No México, além das 20 mortes comprovadamente provocadas pela gripe suína, há outras 61 mortes suspeitas. O total de casos de suspeita de gripe suína naquele país ultrapassa 1.300. Na Cidade do México, igrejas estão vazias; zoológicos foram fechados; as visitas a centros de detenção para adolescentes foram suspensas; e funcionários dos serviços de saúde buscam pessoas contaminadas em aeroportos e terminais de ônibus. O presidente Felipe Calderón decidiu isolar qualquer pessoa com suspeita de gripe.



Para tentar conter gripe, mexicanos circulam com bocas e narizes cobertos por máscaras
Conforme oficiais de saúde mexicanos, mais de 24 novos casos de suspeita de gripe foram notificados na Cidade do México apenas neste sábado (25).
Na Europa, França e Espanha têm, respectivamente, três e dois casos de suspeita de gripe suína, sempre envolvendo pessoas que estiveram no México recentemente. Na Espanha, os pacientes com sintomas de gripe --identificados nas últimas 24 horas-- estão nas localidades de Almansa (Albacete), Bilbao e Valência. Todos estão internados por precaução, mas o seu diagnóstico só sairá em dois dias, segundo a ministra de Saúde, Trinidad Jimenez.
Para a ministra, embora o governo espanhol esteja buscando todas as pessoas que viajaram com os pacientes suspeitos para questioná-las sobre seu estado de saúde, a situação ainda é de "tranquilidade", e não de "emergência".




Trinidad Jimenez, a ministra de Saúde da Espanha, confirma avaliar três suspeitas
Na França, oficiais do Ministério de Saúde afirmaram, à agência de notícias Associated Press, que há quatro suspeitas, sendo uma família de três pessoas da região nordeste e uma mulher da região de Paris. Outras duas suspeitas já foram testadas e descartadas. No Reino Unido, um tripulante da companhia aérea British Airways foi levado a um hospital de Londres com sintomas, porém os testes laboratoriais descartaram a hipótese de gripe suína.
Na Oceania, a Nova Zelândia mantém sob observação dez estudantes que, "provavelmente", contraíram a doença durante uma viagem da escola ao México. De acordo com o ministro da Saúde, Tony Ryall, nenhum estudante está seriamente doente e não há confirmação da gripe.
No Oriente Médio, o Ministério da Saúde de Israel mantém sob observação, em um hospital da cidade de Netânia, a norte de Tel Aviv, um homem de 26 anos que voltou do México com sintomas da gripe. A ordem é para que toda pessoa com suspeita de gripe seja mantida em quarentena até o diagnóstico final.

Doença
O vírus da gripe suína identificada no México é do tipo influenza A --uma variação do H1N1-- e é transmitido de pessoa para pessoa. Ele possui DNA de vírus de aves, porcos e humanos, com elementos de vírus suínos europeus e asiáticos. Os sintomas são febre superior a 39ºC que aparece repentinamente, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para evitar o contágio, é recomendado usar máscara, não cumprimentar com a mão nem com beijo e evitar as aglomerações de pessoas.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA informou que o remédio antigripal Tamiflu --cujo nome genérico é oseltamivir-- e o Relenza --Zanamivir-- parecem ser eficazes contra a doença.

Diagnóstico
Há suspeitas de que o México tenha perdido dias ou semanas valiosos para identificar essa nova variação da gripe suína. De acordo com a agência Associated Press, a primeira morte causada por essa variação de gripe suína aconteceu no Estado de Oaxaca, no último dia 13, mas o México só enviou amostras de mucosa para análise cinco dias depois.
Naquele mesmo dia, o governo mexicano enviou equipes de profissionais da saúde a hospitais para procurar mais pacientes com gripe severa ou sintomas de pneumonia. Eles perceberam, então, que estavam morrendo principalmente pessoas com 20 a 40 anos, embora os idosos e as crianças sejam as vítimas mais comuns das gripes --o mesmo ocorreu na gripe espanhola, que matou ao menos 40 milhões de pessoas entre 1918 e 1919.
De acordo com o secretário de Saúde mexicano, José Cordova, os laboratórios do país não tinham dados suficientes para detectar a variação inédita do vírus. Para o México, foi só na quarta-feira passada (22) os casos deixaram de ser tratados como remanescentes da época da gripe, que vai de janeiro a fevereiro, para ser casos de um vírus inédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário