Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A importância Médico-Geriátrica


Artigo do Dr. João Batista Lima Filho. A Terceira Idade
O homem é um ser social, físico, psicológico e espiritual. Portanto, para viver mais e melhor é preciso estar inserido no contexto social, desfrutar de saúde (física e mental) e principalmente estar em conexão direta com Deus.
Há vários momentos da vida que nós paramos para perguntar! Quem sou? Por que estou aqui? As respostas só teremos à medida que temos fé, acreditamos no que não vemos, mas acima de tudo acreditamos no que sentimos.
A pessoa idosa exercita muito sua espiritualidade, segundo o já consagrado trabalho “Tudo Bem, Graças a Deus”. Religiosidade e Satisfação na Maturidade e na Velhice (Goldstein L.L. e Neri A.L.), o qual aponta como sendo na igreja que as pessoas idosas se sentem mais amadas, é na igreja que afetivamente a pessoa idosa se encontra, é através da oração que ela mantém um diálogo amistoso com o “Pai”.

Essa real participação das pessoas idosas na dinâmica social e até eclesial permite um intercâmbio e enriquece a ação pessoal e até pastoral.
Na terceira idade as preocupações materiais ficam em segundo plano, há na bíblia uma passagem que diz: "Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, Vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isto. Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo". (Mt 6,31-33).
É na terceira idade que mais se valoriza os dons espirituais, que os fortalecem e os enriquecem, deixando para segundo plano o que para eles de alguma forma se tornaram menos importante, as coisas materiais.
Segundo a história os anciãos eram respeitados como profetas, sábios e doutores da lei. Porque sempre se acreditou que é na prudência dos mais velhos que reside a valorização o bom senso e o discernimento da razão.
“Como acharás na velhice aquilo que não tiveres acumulado na juventude?”. (Eclo25,3). Todas as etapas de nossa vida são importantes. As pessoas idosas tem na espiritualidade a moderação e a maturidade, o que os torna mais tolerantes ante aos questionamentos dos mais jovens. Necessitamos da inteligência questionadora dos mais jovens, da inteligência madura das pessoas de meia idade e da inteligência prudente das pessoas idosas.
A espiritualidade na terceira idade dá o tom de uma velhice tranquila e saudável, porque é através da fé que acreditamos na valorização do nosso ser, é através da fé que irradiamos alegria pelo dom da vida, é igualmente pela fé que garantimos “vida aos anos” !


Dr. João Batista Lima Filho
Médico Geriatra e Gerontólogo
Coordenador da Pastoral da Pessoa Idosa – CNBB/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário