Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Em 2009 comemora-se 20 anos da queda do muro de Berlim


Depois de novembro 1989 o mundo moderno caminhou em outra direção. Com a reunificação da Alemanha, ocorreu o colapso dos regimes do leste europeu e o fim da bipolaridade da governança global. Com isso o termo "guerra fria" saiu dos jornais e deu espaço para a esperança.

No ano que vem, comemora-se 20 anos da queda do muro de Berlim e, para festejar esse fato histórico, o Centro de Turismo Alemão preparou diversas exposições, espetáculos, visitas guiadas e atividades em grupo. Tudo isso no intuito de deixar essa história viva na memória de todos aqueles que, através do turismo e da cultura, prezam pela liberdade e pela diversidade.

Cidades como Berlim, Potsdam, Leipzig, Mecklenburgo-Antepomerania e Turingia, serão palcos de diversos eventos. Sendo Berlim a segunda cidade mais populosa da UE, com quase de 3,5 milhões de habitantes e um dos mais influentes centros da política, cultura e ciência do velho continente; Berlim também é um importante centro do transporte continental, e moradia para pessoas de 180 nações diferentes.

Historicamente Berlim sempre teve um papel importante no contexto europeu. Foi capital do antigo Reino da Prússia, capital do império alemão; foi invadida pelo exército de Napoleão Bonaparte e este, após a ocupação, ordenou que a Quadriga que faz parte do Portal de Brandemburgo fosse levada para Paris. Após a derrota de Napoleão, a Quadriga voltou para o devido lugar.

Com a divisão do território alemão, a Quadriga voltou a ser alvo de disputas entre os governos de Berlim oriental e ocidental. Foi inclusive, modificada e restaurada após a Reunificação da Alemanha, em 1990.

Mas o fato marcante em Berlim foi a construção do muro pelos soviéticos no final da segunda grande guerra. Construído na madrugada de 13 de agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte de 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de atravessá-lo.

Roteiro histórico
Leipzig Tourist Service e.V.
Leipzig é uma das cidades que serão palcos de diversos eventos.

Durante 2009, em Berlim, as pessoas poderão percorrer a pé ou de bicicleta toda a extensão do muro, e observar fragmentos, manifestações artísticas. Desde maio desse ano, existe a possibilidade de realizar essas visitas portando um aparelho multimídia guiado por GPS.

Próximo a Berlim, Potsdam reserva aos seus visitantes, o Palácio de Cecilienhof e a Ponte Glienicker. A cidade é ponto de partida para as visitas guiadas com grupos para "Caminhos fronteiriços, patrimônio cultural da humanidade".

A cidade de Leipzig é famosa por comemorar em todo 9 de outubro, a "Noite das Luzes"; movimentos artísticos, exposições de fotografia, o Museu da "Esquina curva" e eventos musicais, relembram o dia decisivo do que foi a "revolução pacífica".

Outra dica são os inúmeros museus e centros de documentação histórica e cultural em Mecklenburgo-Antepomerania. Destacamos o Museu Tutow da DDR, o Centro de Documentação Prora na ilha Rügen e o Bunker Eichental.

Em Turingia, o Hotel Rennsteighöhe Reisenden mostra os sinais da DDR, nos oferecendo um pedaço da história incrivelmente real. Os hóspedes desse hotel aprendem como se vivia em um bunker do antigo ministro de segurança da DDR.

O Point Alpha, uma das instalações fronteiriças da época da guerra fria e mais importante de Turingia, foi convertido em um museu e merece uma visita. A programação completa encontra-se no site www.visitealemanha.com.


O U2 comemora os 20 anos da queda do Muro de Berlim com um show na capital alemã nesta quinta-feira (5). A apresentação gratuita contou com a presença de em torno de 10 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário