Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Cinema Oscar 2009 Quem Quer Ser um Milionário?


SLUMDOG MILLIONAIRE não é somente o trabalho de Danny Boyle mais excitante e exuberante, desde TRAINSPOTTING, uma década atrás. É também a promessa de se tornar a fita independente revelação-evento do ano.

Sem muita publicidade, foi exibido em Toronto e aclamado por público e crítica. O enorme buzz é razoável… SLUMDOG MILLIONAIRE goza de sensibilidade e estilo. Não só é um filme perfeito sobre qualquer nível, como também oferece muitos prazeres, alcançados com alguma manipulação, é verdade, mas sem comprometer o argumento que beneficia igualmente o visual, os personagens e o roteiro, fruto de uma inspirada parceria entre o próprio diretor e o roteirista Simon Beaufoy (o mesmo do sucesso britânico OU TUDO OU NADA).


Ao contrário de outros diretores que procuram o exterior para impor seus paradigmas restritivos, humor etnocentrista, e experimentação visual; Boyle vai a Mumbai para se beneficiar não só da cor e atmosfera, mas para que seus personagens se tornem legítimos, verdadeiros, reais e, principalmente, sintam-se bem.


O diretor combina várias tradições narrativas: Do Ocidente ao Oriente; De Hollywood à Bollywood. O resultado é uma visão única, uma explosão de som e imagens na tela, uma marca que energiza toda a narrativa. É uma fita ricamente densa em pormenores etnográficos sem parecer uma edição datada da National Geographic. A Índia, tanto física como cultural, é cercada de uma fantasia espetacular, mantendo especial distinção entre a alta e a baixa cultura, a mídia americana e indiana e a cultura POP de cada região, sem grandes obstáculos culturais ou tensões políticas.


A historia é centrada num jovem pobre e muçulmano (Dev Patel) que inesperadamente quer se tornar um novo milionário, graças a um programa de perguntas e repostas da televisão da Índia, chamado “Who Wants to Be a Millionaire”. Ele, então, vive uma aventura burlesca, junto com seu irmão, ambos produtos (mas não vitima) de uma segregação econômica em busca do tal prêmio. Romântico, e inocente, Jamal não é motivado pelo dinheiro (ou cobiça), mas pelo amor, no caso de Latika (Freida Pinto), uma jovem que ele deseja conquistar.


SLUMDOG MILLIONAIRE é um sonho prazeroso (e fantasmagórico) que é eficaz como historia romântica, suficientemente realista como representação da pobreza e injustiças sociais e uma crônica pontual sobre o enorme impacto dos meios de comunicação num mundo globalizado, leia-se América com sua gama de oportunidades em programas frívolos como “Who Wants to Be a Millionaire”, “American Idol”, “Big Brother” e “Wheel of Fortune”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário